Petroleiros do TECAM ameaçam parar contra o golpe nos terceirizados

05 Mar 2018

No último boletim, denunciamos a intenção da Transpetro em dispensar seus trabalhadores do contrato da HOPE e “subcontratá-los” com rebaixamento de salário e exclusão do adicional de periculosidade.
Aconteceu justamente o que era esperado. No dia 01/03, já estavam em casa recebendo ou aguardando um possível e-mail com a proposta.
Todos os que receberam tal comunicado, relatam que houve um rebaixamento de até 65% da remuneração global, o que nos dá a certeza de que a alta administração da empresa, não possui nenhum respeito ou compromisso com a força de trabalho.
Alguns trabalhadores próprios, companheiros de departamento destes, estavam desolados ao final do dia 28/02, pois não têm a mínima ideia do que irá acontecer.
Os trabalhadores próprios estão decepcionados com a atual gestão da Transpetro. “Estou com vergonha de trabalhar nesta empresa que já tive um orgulho e empenho imenso em participar do seu progresso”, declarou um dos petroleiros do TECAM em conversa com a direção do Sindicato.
Outros até choraram juntos com os trabalhadores dispensados e garantiram que se os novos, sem expertise na rotina do terminal entrarem, vão cruzar os braços até parar o trabalho. Pois o que está acontecendo é uma irresponsabilidade dos altos executivos da Transpetro.
Vale lembrar que a Subsidiária é uma das empresas mais lucrativas e enxutas do sistema Petrobrás, o qual não se justifica o que fizeram com os trabalhadores.
Segundo o Diretor do Sindipetro Caxias, Paulo Cardoso, esses contratos rebaixados trarão prejuízos à companhia, bem como transtornos para os trabalhadores próprios, que já são poucos e contavam com a competência e o compromisso dos contratados. Além de colocar os Gestores do terminal em um iminente colapso laboral.
É importante ressaltar que desde que a onda de demissões começou no sistema Petrobrás nada funciona direito, pois quem ficou está sobrecarregado de trabalho e desmotivado com a atual ideologia de sucateamento da força de trabalho.
A direção do Sindicato vai lutar pela dignidade destes trabalhadores e está preparando ações contundentes contra este absurdo de gestão, e pede para aqueles que, por ventura aceitarem as novas condições, que continuem conosco para iniciarmos uma luta nunca vista no terminal.
“Quem quer paz, se prepara pra guerra”