Falta de efetivo expõe refinaria: a caldeira derreteu Featured

14 Nov 2017

No dia 25/10/17, ocorreu mais um grave acidente na REDUC. Desta vez, na U-3350, Unidade de Recuperação de Enxofre-URE, na caldeira GV-1. Por volta das 21 horas, a unidade voltava de manutenção e estava em processo de aquecimento com Gás Combustível, quando o refratário da câmara de combustão, que opera a 1000 ºC, desmoronou e a chaparia do equipamento sofreu estresse térmico.
A incidência da chama sobre a chaparia derreteu o isolamento térmico, fragilizando o corpo da caldeira que ficou rubro e foi levada a fadiga. A chapa chegou a ficar incandescente, e depois de esfriada apresentou fragilidade.
Uma equipe da Inspeção de Equipamento chegou a quebrar com o martelinho picotador o corpo do costado da caldeira, que ficou toda furada parecendo queijo suíço.
Este acidente, mais uma vez, ocorreu por falta de efetivo. Devido ao estudo O&M - Organização e Mentiras, realizado pela Petrobrás, a Refinaria não tem Técnicos de Operação suficiente nas unidades.
A direção do Sindipetro Caxias vai denunciar mais este grave acidente à ANP, ao MTE e à Comissão de Certificação da NR-13.
Como pode a gerência da REDUC querer certificação de SPIE se não tem efetivo e manutenção adequada para os equipamentos?
A gerência quer retornar com a U-3350 o mais rápido possível pois as unidades estão com restrição de carga devido a falta de tratamento de Gás Ácido. Em vez de convocarem o fabricante, resolveram colocar um “bacalhau” gigante.
Caso a caldeira estivesse operando com Gás Acido, teríamos uma contaminação de H2S que poderia ter causado a morte de muitos trabalhadores.
O Sindicato solicita que o fabricante forneça um laudo de integridade, pois não podemos colocar vidas em risco por questões de aumento de produção.