Reunião de SMS/REDUC

05 Mar 2018

O Sindicato esteve reunido com a gerência de SMS/REDUC a fim de levar as demandas da categoria no que se refere à saúde e segurança do trabalhador na refinaria. Na pauta, diversos problemas recorrentes foram objeto das discussões, tais como o “outdoor” instalado no pátio de estocagem de enxofre da URE - construído pela gerência sem ter apresentado até o momento qualquer projeto da engenharia, carência de guarda-corpos, principalmente em áreas de tancagem e canaletas, falta de automatismo de válvula – contrariando o próprio O&M implantado pela empresa, dentre outros assuntos.
Merece destaque a subnotificação de CATs que ocorre reiteradamente na REDUC. Levamos mais uma vez à reunião uma lista de CATs, detalhando caso a caso, nas quais a REDUC omitiu informações e/ou as alterou para que a gerência faça as devidas mudanças para adequação à legislação.
Também se discutiu sobre os acidentes não investigados e/ou não tratados, tais como o caso do vazamento de gasolina reformada que ocasionou incêndio em área próxima ao TE/MC em 21/07/2017, no qual até o momento a empresa não apresentou as evidências de que os envolvidos tenham realizado o exame do ácido TRANS-MUCÔNICO URINÁRIO, exame este que deveria ter sido realizado nas primeiras horas após a exposição dos trabalhadores.
Não menos importante, ao fim da reunião a direção do Sindicato reforçou a denúncia sobre o mato alto e o risco de exposição a animais peçonhentos no TE/MC e TE/ML. Os trabalhadores estão sendo expostos e até perseguidos por reclamarem da negligência da gerência. O SMS foi notificado deste grave problema.
O Sindicato informou que adotará a postura de judicializar as questões que reiteradamente estão na pauta de reuniões de SMS sem resolução, caso a empresa não tome uma postura mais proativa daqui para frente.