Desemprego atinge 13,1 milhões de pessoas. É mais um recorde de Temer

02 Apr 2018

A taxa de desemprego atinge mais um recorde, o número de trabalhadores com carteira assinada caiu e o número dos que recorrem a bicos para sobreviver aumentou no trimestre entre dezembro do ano passado e fevereiro deste ano, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta quinta-feira (29).
O desemprego no Brasil chegou a 12,6%, um aumento de 4,4%, e passou a atingir 13,1 milhões de chefes de família, jovens e adultos brasileiros sem perspectivas nem esperança de encontrar um emprego e resolver o problema familiar a médio prazo. No período pesquisado pelo IBGE, mais 550 mil trabalhadores ficaram desempregados.
A reforma trabalhista sempre teve o objetivo de acabar com o emprego e com os direitos, como férias e 13º salário. Esse desemprego é parte da estratégia do ilegítimo e golpista Michel Temer para reduzir salários e direitos.
Os novos empregos que surgem são precários, informais, com perda de renda e direitos. A população mais pobre do país sai de um período de pleno emprego para uma fase de desemprego estrutural, como mostra o próprio IBGE, um órgão do governo Federal.