Dia do Trabalhador: a luta de classe continua

O dia 01 de maio é celebrado como dia do trabalhador, e não do trabalho como muitos dizem. Se bem que no atual cenário, parece que a segunda afirmação é mais condizente com a realidade vivida pelos brasileiros.
Às vésperas da celebrada data, o IBGE anuncia que a taxa de desemprego subiu para 13,7% no primeiro trimestre de 2018 – 14 milhões de desocupados (pesquisa divulgada em 27/04/2018 - PNAD), retrato do golpe sofrido pelos trabalhadores de todo país dado por este governo usurpador.
O limite do teto dos gastos públicos sob o discurso de necessidade de sanear as contas do governo foi o primeiro passo em direção da retirada de direitos. Muitos ainda não entenderam que o déficit produzido foi o meio pelo qual o atual governo justifica o desvio institucionalizado dos recursos públicos da Assistência Social, que há tempo vem fazendo por meio da DRU (desvinculação da receita da União).

A reforma trabalhista e a lei de terceirização foram também marcantes dentre os ataques contra os trabalhadores, já que retiraram muitos direitos conquistados a suor e sangue no passado. Hoje o trabalhador vê sua relação de trabalho fragilizada e precarizada, sendo impedido de recorrer ao judiciário, já que corre o risco de sofrer prejuízo financeiro ao demandar na justiça.

Mas o trabalhador tem uma marca histórica que lei alguma poderá apagar: é gente que luta, gente que persiste. Basta olhar para trás para perceber que nenhum dos direitos conquistados foi de graça, e que as batalhas sempre foram árduas. O cenário é desfavorável, mas somos aqueles que produzem as riquezas. Temos muita força para conquistar se nos organizarmos. A esperança nunca morrerá. Viva a Classe Trabalhadora!