Simulador de PR x Pesquisa salarial 2017

A criatividade gerencial da empresa não tem fim nem pudor. Uma hora tenta rebaixar direitos e benefícios dos trabalhadores, outra tenta fazer com que se sintam privilegiados e até mesmo envergonhados com seus vencimentos.
Foi o que aconteceu na mesma página em que foi disponibilizado o simulador da PR 2017, junto foi divulgado um simulador com um comparativo salarial, segundo a empresa, do vencimento em relação ao mercado.
Que mercado é esse?
Há muito tempo a direção do Sindipetro Caxias alerta o quanto a Transpetro constrange a sua força de trabalho em distinguir seus trabalhadores dos Petroleiros da Petrobrás, comparando com uma empresa qualquer de logística.
Ocorre que a Transpetro foi instituída por força de Lei e seus trabalhadores também são reconhecidos legalmente, “somos Petroleiros”.( Leis 9.478/97 e 5.811/72)
Ocorre que neste simulador aparece um resultado da renda anual do trabalhador comparado com o “mercado”, mas não leva em conta a experiência profissional, especialização e outros atributos pessoais.
É um absurdo essa comparação com um mercado que não existe concorrência no Brasil.
Além disso, nas empresas privadas que atuam no país os trabalhadores são moídos e explorados pelos empresários do setor. Um exemplo disso é a situação dos contratos da Transpetro, que só não está pior por conta da cobrança e luta do Sindicato.
Segundo o DIEESE, a folha salarial do sistema Petrobrás está em quarto no Ranking das maiores empresas petrolíferas mundiais. Mas ainda há muito a evoluir.
A Petrobrás, por muitos anos, foi a referência no Brasil de empresa dos sonhos dos jovens e agora quer se tornar uma empresinha do 1º emprego ou subemprego, mas nós petroleiros da Transpetro vamos continuar mostrando a nossa força e importância para o sistema e para o Brasil.
“Se a política não mudar, a Transpetro vai parar”