Golpistas querem criminalizar e inviabilizar os sindicatos

Com menos de 24h de greve dos petroleiros, o Tribunal Superior do Trabalho elevou de R$ 500 mil para R$ 2 milhões a multa diária às organizações sindicais que descumprissem a decisão arbitrária de suspensão do movimento, após a sentença política do tribunal que decretou a ilegalidade da greve. O objetivo do governo golpista é criminalizar e inviabilizar os movimentos sociais e sindicais.
Visto o golpe, a FUP orientou a suspensão da paralisação que se estenderia até a meia noite do dia 01/06. “Um recuo momentâneo e necessário para a construção da greve por tempo indeterminado, que foi aprovada nacionalmente pela categoria”, ressaltou José Maria Rangel.
Em nota divulgada aos petroleiros e à sociedade, a FUP critica duramente a decisão do Tribunal. “O TST joga o jogo do capital e não deixaria barato a greve dos petroleiros. As multas diárias de R$ 500 mil saltaram para R$ 2 milhões, acrescidas da criminalização do movimento.
O tribunal cobrou da Polícia Federal investigação das entidades sindicais e dos trabalhadores, em caso de desobediência. Essa multa abusiva e extorsiva jamais seria aplicada contra os empresários que submetem o país a locautes para se beneficiarem política e economicamente. Jamais seria imposta aos empresários que entregam patrimônios públicos, aos que destroem empregos e violam direitos dos trabalhadores”, destacou.
“Os petroleiros saem da greve de cabeça erguida, pois cumpriram um capítulo importante dessa luta, entrando para a história do Brasil ao desmascarar os interesses privados e internacionais que pautam a gestão da Petrobrás. O representante da Shell que o mercado colocou no Conselho de Administração da empresa caiu junto com seu comparsa, Pedro Parente”.