Solidariedade e união marcam ato nacional na RLAM

A Bahia, onde foi construída a primeira refinaria do país, foi o estado escolhido pela FUP para dar inicio a uma série de mobilizações nacionais em defesa do Sistema Petrobrás e contra a entrega das refinarias, dutos, terminais, fábricas de fertilizantes e demais ativos da companhia, no dia 03/07.
A direção do Sindipetro Caxias esteve presente representada pelo presidente Luciano Santos e os diretores Paulo Cardoso, Marco Aurélio e Simão Zanardi. O ato aconteceu no Trevo da Vitória, em Mataripe-BA, e contou com grande participação dos trabalhadores e trabalhadoras da Refinaria Landulpho Alves, da Usina Termoelétrica Celso Furtado e da Transpetro. Ao final, os trabalhadores realizaram uma caminhada até a entrada da Refinaria ao som do Hino Nacional.

O Coordenador Geral da FUP, Simão Zanardi, descreveu a mobilização como um “ato de solidariedade e de demonstração de unidade nacional”, e apontou a greve geral por tempo indeterminado como único caminho para barrar a privatização do Sistema Petrobrás. Os diretores sindicais falaram dos momentos difíceis pelos quais passa o país, mas também das vitórias da categoria petroleira, como o cancelamento da venda das refinarias e terminais e dos julgamentos favoráveis da RMNR e da suspensão da cobrança do equacionamento em muitos estados.

Próximos atos
Ao longo do mês de julho, a direção do Sindipetro Caxias participará junto da FUP e seus sindicatos das atividades nacionais contra a privatização do Sistema Petrobrás.

Veja agenda abaixo:

12 de julho - ato na Refap (RS)
17 de julho - ato na Repar (PR)
18 de julho - Conselho Deliberativo da FUP (PR)
26 de julho - ato na Refinaria Abreu e Lima (PE)