Monitoramento ao benzeno

Desde que teve início na segunda-feira, 23, a direção do Sinidpetro Caxias está acompanhando o monitoramento do benzeno na REDUC. Agente carcinogênico e cancerígeno, não existe um limite seguro para exposição. Sua tolerância é zero. Sendo assim, a prevenção é a melhor solução: não se exponha ao benzeno.

Aposentadoria especial: uma conquista dos trabalhadores

Após vários anos de luta do Sindipetro Caxias, o trabalhador da REDUC vem tendo o seu Direito Social a Aposentadoria Especial e ao reconhecimento de Tempo Especial alcançado.
Para conseguir esta vitória foi fundamental a intervenção do Sindicato, que ciente de que o trabalhador não alcançava a sua aposentadoria especial por conta da omissão da Petrobrás no PPP – Perfil Profissiográfico (não incluindo os níveis de ruído e agentes químicos e físicos de exposição), tomou providências como denúncia na Delegacia da Receita Federal pelo não recolhimento correto do GFIP para aposentadoria especial. Esta ação fez a Receita Federal criar a Delegacia dos Grandes Contribuintes no Rio de Janeiro para investigar em torno de 200 empresas.
Além de outras ações junto a assessoria jurídica que garantiram ao petroleiro seu direito a aposentadoria especial. Devido a todas essas ações do Sindipetro Caxias, a gerência da REDUC atualmente emite um PPP com uma nova exposição de RUÍDO, entretanto, o Sindipetro Caxias luta pela inclusão dos agentes químicos (MIBC, Benzeno, Hidrocarboneto, Tolueno, Xileno, Furfural, Xileno e outros). A direção do Sindipetro Caxias junto com sua assessoria jurídica irá continuar lutando para estender a todos os trabalhadores da REDUC a Aposentadoria Especial.

Ação civil pública

O Sindicato tem uma ACPU – Ação Civil Pública em face do INSS que relata que todos os trabalhadores da REDUC estão expostos ao benzeno para fins de aposentadoria especial. Esta ação tem causado muito desconforto à Petrobrás que luta pela sua extinção, no intuito dos trabalhadores não alcançarem o seu melhor benefício previdenciário ( Aposentadoria Especial e ou Aposentadoria com Contagem de Tempo Especial).