Desvios dos Opman é irregular e podem causar acidentes

A prática de improbidade administrativa por parte dos gerentes das plantas operacionais não tem fim. A gestão coloca diariamente os supervisores e operadores de manutenção (Opman) contando no lugar do operador em regime de turno com intuito de evitarem as horas extras na refinaria e mascarar seus indicadores.
A direção do Sindipetro Caxias tem cobrado da gerência da refinaria para que tomem as providências para acabar com esta prática ilegal em toda fábrica. A gestão da empresa deveria trabalhar para buscar mais trabalhadores na fábrica e não dar um “jeitinho” para ficar bem com o chefe. Esta maneira antiética compromete a segurança das instalações, já que os operadores estão como meros quebra-galho e não vivenciam a rotina operacional, o que compromete a segurança da refinaria.

É urgente que a gerência resolva logo esta situação em toda REDUC. Como exemplo, foi denunciado ao Sindicato que no setor do lubrificante este artifício tem sido usado sistematicamente:

U-1520 (Supervisor, Opman contando no turno e partida de unidade sem reforço);
U-1710/90 (Opman contando no turno);
U-1730 (Opman contando no turno);
U-1510 (Supervisor e Opman contando no turno).

A contratação de mais trabalhadores na REDUC tem que ser prioridade da gestão para que se evite o desgaste físico e mental do empregado por sobrecarga de trabalho e, consequentemente, acidentes graves.
Não é justificável que o gerente descumpra leis e a própria norma interna da companhia remanejando supervisores como Opman para o turno, pois suas atividades são inerentes ao cargo e ao seu regime de trabalho no horário administrativo respectivamente.
Então, todos que atuam como supervisores e Opman contribuem com essa força. A direção pede para que se neguem a trabalhar no regime de turno contando como operadores do grupo de revezamento, pois vocês serão culpabilizados pelas futuras falhas e desvios que podem ocorrer em sua área de trabalho.
Utilize seu direito de recusa. Não arrisque-se por causa de gerente, pois ele vai defender apenas o próprio cargo sem olhar para trás. Pense bem, e na dúvida procure seu sindicato.

Brumadinho pode ser aqui
O Gerente Geral admitiu em palestra que falta mais de 70 Técnicos de Operação na refinaria, que não haverá contratação através de concurso e ficará esperando o processo de transferência de empregados em fábricas que serão privatizadas. Esta situação é devido à redução de número mínimo do estudo de O&M, Que era falso, mas a gente teve que engolir. Agora a saúde e segurança está em jogo. Um jogo que quebra a rotina deslocando trabalhadores daqui pra lá, manipulando procedimentos e causando sobrecarga de trabalho. Assim nascem os acidentes industriais.