Audiência do ASO

No dia 14/03 aconteceu na 4ª vara da justiça do trabalho de Duque de Caxias, a audiência do ASO. Ação que o Ministério Público do Trabalho move contra a Petrobrás por ausência de riscos no ASO e que o Sindipetro Caxias é assistente.
Nesta é requerido que os riscos ambientais constem no ASO, inclusive o hidrocarboneto aromático “benzeno”. A gerência da REDUC insiste em dizer que não tem risco específico do benzeno na área e, para isso, enviou como testemunha um consultor (cargo comissionado) com o objetivo de convencer a Juíza a anular a perícia realizada na REDUC. A Petrobrás jogou sujo, agora cabe às alegações finais e depois a sentença. Esta é uma luta antiga para expor os riscos dos trabalhadores.

SEGUE ALGUNS PONTOS DO LAUDO DO
PERITO DA JUÍZA PARA CONHECIMENTO

Os efeitos toxicantes da exposição a benzeno ou a seus vapores, de acordo com a quantidade absorvida, podem ser:
Agudo - com sintomatologia seguida irritação as mucosas oculares e respiratórias até efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, seguido de excitação, sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte.
Crônicos - com lesão do tecido medular (local de produção de células sangüíneas) com alterações isoladas ou associadas equivalentes à hipoplasia, displasia e aplasia e outras nos elementos morfológicos sanguíneos, além da eosinofilia periférica, com atenção para a leucopenia com neutropenia periférica que se seguirá secundariamente ao benzenismo, com hipoplasia mielóide no primeiro quadriênio.
Não existem limites seguros para exposição humana a benzeno ou para outras substâncias genotóxicas ou cancerígena quer em níveis quantitativos ou qualitativos, segundo o consenso científico atual, sendo inclusive proibida a exposição ocupacional a este hidrocarboneto aromático.
Resumindo, o setor de Saúde Ocupacional da REDUC frauda os ASOs dos trabalhadores desde a sua implantação.