Reserva Ambiental dos Petroleiros

Localizada no bairro de Tinguá, na cidade de Nova Iguaçu, a Reserva Ambiental dos Petroleiros foi inaugurada em 23 de agosto de 2009. A área foi adquirida pelo Sindipetro Caxias, que hoje tenta transformar em uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), para que fique preservada sua fauna e flora. Um verdadeiro paraíso da Mata Atlântica que pertence aos petroleiros de Duque de Caxias.

A Reserva hoje conta com uma estrutura com área de lazer, piscina, churrasqueira, cozinha e um campo de futebol, além de duas casas. Uma para abrigar os pesquisadores e outra onde mora o caseiro e sua família, que é responsável pela manutenção do local mediante supervisão da direção.

Festa junina e caminhada ecológica

Todo ano, a direção do Sindipetro Caxias realiza o tradicional arraiá dos petroleiros na Reserva. Uma confraternização que reune os trabalhadores, familiares e amigos para saborearem comidas e brincadeiras típicas, com direito a pescaria, fogueira e quentão.

A trilha que corta a mata desde o alto, até o grande lago tem duração de 2 horas e surpreende com as belezas naturais. O guia é o diretor do sindicato Nivaldo Alves. Um grande conhecedor da reserva e sua história, além da fauna e flora local.

Educação e ciência

Em parceria com o ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a Reserva dos Petroleiros recebe pesquisadores, que realizam estudos sobre a fauna e flora local, e escolas da rede pública do município.

A Reserva fica localizada no seguinte endereço: Estrada do Comércio, 2855 - Tinguá, Nova Iguaçú, RJ.